segunda-feira, 14 de abril de 2008

PROJETO DE LEI INSTITUIRÁ O DIA DO EDUCADOR SOCIAL

A vereadora Eliana Gomes (PC do B), encaminhou ao Departamento Legislativo da Câmara, Projeto de Lei nº 271/07 que institui 19 de setembro o 'Dia do Educador Social' numa forma de reconhecimento ao trabalho que "essa classe oferece à sociedade". No dia 19 de setembro, segundo revelou Eliana, comemora-se nascimento de um dos maiores simbolos deste país, o educador Paulo Freire. "Reconhecidamente uma das maiores autoridades em educação teria que receber homenagens. Confio, portanto nos meus pares para que o projeto seja aprovado", explicou.

PRESENTES – Uma comissão de educadores presentes às galerias do plenário saudaram a iniciativa da vereadora, na expectativa de que o projeto venha contemplar à categoria. "Devido o cunho social que essa categoria representa, espero a aprovação do projeto", frisou Eliana Gomes, que fez também um agradecimento aos colegas. "Em duas semanas de convivência nesta Casa, só tenho agradecimentos a fazer pela excelente acolhida".

Enquanto isso, os vereadores Salmito Filho e Guilherme Sampaio, ambos do Partido dos Trabalhadores, manifestaram o desejo de subscreverem o Projeto de Lei de Eliana, entendendo que "os educadores prestam serviços de relevância à nossa cidade. Achamos importante essa iniciativa", disse Salmito. Por seu lado, Sampaio preferiu ser mais realista ao expressar que os educadores "não são reconhecidos", por isso credita como de grande importância a aprovação da matéria quando for discutida no plenário da Câmara.
CONTATO PARA ENTREVISTA – ELIANA GOMES - GAB. 3444.8319

ver em: www.antonioviana.com.br
Audiência Pública: Educadores Sociais, mestres do improviso.
28 de março de 2008. 14h.

(foto) Eliana destaca as conquistas da categoria

''Nós somos mestres do improviso''. Foi o que disse o presidente da Associação dos Educadores Sociais do Ceará - AESC, Luís Carlos Favaron, durante audiência pública requerida pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), conjuntamente com o deputado estadual Arthur Bruno (PT).

Em seu discurso, Favaron ressaltou as dificuldades que o educador social tem no seu cotidiano para exercer suas funções. A audiência, realizada no dia 28 de março, no auditório do CEFET, tratou também das reivindicações da categoria, entre elas a formação do educador social, salários, melhores condições de trabalho, abertura de concursos públicos e a diminuição da instabilidade gerada pelas terceirizações.

Os Educadores Sociais são profissionais que atuam em espaços de educação não formal, ou seja, em outros espaços que não na escola. No Brasil, o educador social tem presença marcante nos programas e projetos sociais governamentais e nos trabalhos do terceiro setor. Atuam também com os mais diversos públicos, destacando os trabalhos com crianças, adolescentes e seus familiares, mulheres, indígenas, remanescentes quilombolas, presidiários, moradores de rua, portadores de necessidades educativas especiais, populações rurais etc.

A vereadora Eliana Gomes deu um passo importante no reconhecimento desses profissionais, apresentando, em 2007, um Projeto de Lei que institui o Dia do Educador Social em Fortaleza, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de setembro, em homenagem a data de nascimento do educador Paulo Freire. Esse projeto, já foi aprovado na Câmara Municipal. Foi também apresentado na Assembléia Legislativa, pelo deputado Arthur Bruno, já tendo virado Lei. E foi também apresentado pelo deputado Chico Lopes (PCdoB) na Câmara Federal, onde aguarda aprovação. ''Este dia é para marcar a luta de vocês e comemorar suas vitórias. Eu também sou uma educadora social e tenho prazer em colaborar com o reconhecimento dessa categoria'', disse Eliana em seu discurso.

A audiência contou com a presença do deputado Arthur Bruno (PT), do deputado federal Chico Lopes (PCdoB) e de representantes de outras entidades e contou também, com a parceria da Associação dos Educadores Sociais do Ceará – AESC e do SINTBEM, com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET

De Fortaleza,
Ana Carolina Bedê
31 DE MARÇO DE 2008 - 11h29
Ver em: www.vermelho.org.br