segunda-feira, 14 de abril de 2008

Audiência Pública: Educadores Sociais, mestres do improviso.
28 de março de 2008. 14h.

(foto) Eliana destaca as conquistas da categoria

''Nós somos mestres do improviso''. Foi o que disse o presidente da Associação dos Educadores Sociais do Ceará - AESC, Luís Carlos Favaron, durante audiência pública requerida pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), conjuntamente com o deputado estadual Arthur Bruno (PT).

Em seu discurso, Favaron ressaltou as dificuldades que o educador social tem no seu cotidiano para exercer suas funções. A audiência, realizada no dia 28 de março, no auditório do CEFET, tratou também das reivindicações da categoria, entre elas a formação do educador social, salários, melhores condições de trabalho, abertura de concursos públicos e a diminuição da instabilidade gerada pelas terceirizações.

Os Educadores Sociais são profissionais que atuam em espaços de educação não formal, ou seja, em outros espaços que não na escola. No Brasil, o educador social tem presença marcante nos programas e projetos sociais governamentais e nos trabalhos do terceiro setor. Atuam também com os mais diversos públicos, destacando os trabalhos com crianças, adolescentes e seus familiares, mulheres, indígenas, remanescentes quilombolas, presidiários, moradores de rua, portadores de necessidades educativas especiais, populações rurais etc.

A vereadora Eliana Gomes deu um passo importante no reconhecimento desses profissionais, apresentando, em 2007, um Projeto de Lei que institui o Dia do Educador Social em Fortaleza, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de setembro, em homenagem a data de nascimento do educador Paulo Freire. Esse projeto, já foi aprovado na Câmara Municipal. Foi também apresentado na Assembléia Legislativa, pelo deputado Arthur Bruno, já tendo virado Lei. E foi também apresentado pelo deputado Chico Lopes (PCdoB) na Câmara Federal, onde aguarda aprovação. ''Este dia é para marcar a luta de vocês e comemorar suas vitórias. Eu também sou uma educadora social e tenho prazer em colaborar com o reconhecimento dessa categoria'', disse Eliana em seu discurso.

A audiência contou com a presença do deputado Arthur Bruno (PT), do deputado federal Chico Lopes (PCdoB) e de representantes de outras entidades e contou também, com a parceria da Associação dos Educadores Sociais do Ceará – AESC e do SINTBEM, com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET

De Fortaleza,
Ana Carolina Bedê
31 DE MARÇO DE 2008 - 11h29
Ver em: www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: