sábado, 19 de setembro de 2009

Audiência pública em homenagear o Dia do Educador Social

18.09.2009
Comissão da Assembleia homenageia educadores sociais em audiência

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta sexta-feira (18/09), no Complexo das Comissões Técnicas, audiência pública para homenagear o Dia do Educador Social, celebrado no dia 19 de novembro – data do aniversário do educador Paulo Freire. “Esta é uma categoria que tem atuação nas três instâncias do Poder, a estadual, municipal e federal. Esse é um momento de reafirmação desta categoria”, disse o presidente da Comissão, deputado Artur Bruno (PT), propositor do debate.

Além de Bruno, os deputados Lulas Moraes (PCdoB) e Lívia Arruda (PMDB) também solicitaram o debate. Bruno chamou a atenção para a “situação precária” que vivem os educadores. Ele ressaltou que a remuneração e as condições de trabalho não condizem com a importância do trabalho de proteção social básica direcionado aos grupos menos favorecidos da sociedade.

O parlamentar chamou a atenção para a necessidade de regulamentar a profissão de educador social no Brasil. O que possibilitaria, segundo ele, assegurar o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) e a promoção de concurso público para a categoria. Bruno destacou ainda o projeto de lei de autoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que estabelece a criação da profissão de educador social no Brasil.

Durante o debate, o presidente da Associação de Educadores e Educadoras Sociais do Ceará, Luiz Carlos Favaron, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Estudos, Pesquisas e Assistência ao Bem-Estar da Criança e do Adolescente do Estado, Maria Verônica dos Santos, foram homenageados com placas alusivas à data.

O vice-presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PTN), também destacou o papel dos educadores sociais. “O educador está ligado diretamente com os jovens que, muitas vezes, estão discriminados pela sociedade”, disse. No último dia 14 a Câmara Municipal promoveu solenidade também para homenagear a categoria.

Para a presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e assessora técnica da Célula de Medidas Sócio-Educativas (CEDCA) da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Ana Maria Bandeira de Melo, a exemplaridade é um aspecto fundamental na relação entre educadores e educandos. Ela congratulou os homenageados, bem como os demais educadores de Fortaleza.

Participaram da audiência a assessora técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Antônia Alves dos Santos; a assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Sônia Régia Pinheiro de Moura; a secretária de educação de Pentecoste, Lucilene Oliveira de Menezes; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Flor Fontenele, além de representes de órgãos públicos relacionados à categoria.
AT/JU


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br






Nenhum comentário: