quinta-feira, 19 de março de 2009

JORNADAS BRASILEIRAS DE PEDAGOGIA SOCIAL


Objetivo:

Realização de 11 encontros temáticos em 9 diferentes cidades brasileiras para descentralizar as discussões sobre Pedagogia Social e consolidá-la como referencial teórico e metodológico para a Educação Social que se faz no Brasil.

Justificativa:

A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo organizou e sediou o I e II Congressos Internacionais de Pedagogia Social nos anos de 2006 e 2008. As avaliações finais de ambos os eventos indicaram o grande desejo de muitas pessoas de que a Pedagogia Social fosse difundida pelos estados e cidades onde a reflexão teórica possui menos tradição. A publicação de 56 artigos do CIPS 2006 e de 36 artigos do CIPS 2008, além dos recursos disponibilizados on-line apontam para o crescente interesse sobre o tema e a escassa oferta tanto de eventos quanto de publicações e de cursos sobre a temática.
Para atender esta expectativa, conseguimos reunir um seleto grupo de 18 autores, sendo 10 brasileiros e oito estrangeiros para publicar o primeiro título em lingua portuguesa sobre Pedagogia Social, com lançamento previsto para fevereiro de 2009.
Dos oito co-autores estrangeiros dois são da Alemanha, um da Finlândia, dois de Portugal, dois da Espanha e um do Uruguai. Dentre os 10 co-autores brasileiros a distribuição geográfica contempla sete cidades brasileiras, todos professores doutores de renomadas universidades.
Achamos oportuno que cada co-autor brasileiro tenha possibilidade de fazer o lançamento da obra em sua própria instituição de origem, organizando um evento local que possa contar com a presença de outros co-autores, inclusive os estrangeiros.
Bernd Fichtner e Sanna Ryynänen estarão no Brasil em Abril e Março de 2009 e poderão estar presentes em algumas edições das Jornadas.
Contemplamos a cidade de Fortaleza nas Jornadas, por ser sede da Associação de Educadores e Educadoras Sociais do Ceará (AESC), que corajosamente luta no Nordeste brasileiro pela regulamentação da profissão. Campinas, sede da Associação Brasileira de Educadores Sociais (ABES), já está contemplada pela presença de dois co-autores na coletânea a ser publicada, inclusive a presidente da própria entidade, Sueli Caro.
Importante ressaltar que Roberto da Silva estará, no mês de abril, com os dois co-autores portugueses na cidade do Porto, em Portugal, para uma série de eventos do mesmo teor destas jornadas brasileiras. Em junho estará nas cidades de Siegen e Bielefeld, ambas na Alemanha, em companhia dos dois co-autores alemães, para evento da mesma natureza. João Clemente de Souza Neto já está em Portugal mesmo antes do lançamento da coletânea, para contatos preliminares com nossos parceiros portugueses.
Estes esforços visam, por um lado, estreitar a cooperação acadêmica com importantes referências da Pedagogia Social no exterior e, por outro, reforçar a Pedagogia Social como referencial teórico e metodológico para a Educação Social no Brasil, erroneamente cognominada Educação não formal. É importante que o evento seja sediado na universidade a que o co-autor está vinculado e que cada instituição de ensino envide os esforços necessários para assegurar passagens e estadias para os dois co-autores convidados a compor a mesa de trabalhos. Em todas as cidades, a Editora Expressão & Arte assegurará o envio de exemplares suficientes para autógrafos e vendas aos participantes, assegurando também a doação de um exemplar para a biblioteca da instituição.
Aos colaboradores estrangeiros fica o convite para que, se puderem estar no Brasil no período de realização das jornadas, que se coloquem à disposição para participação em uma ou outra edição, o que muito abrilhantaria o evento.

Programa das Jornadas:
Cidade - IES - Data - Mesa - Responsável
São Paulo - PUC - 16.03.2009 - Stela/Roberto/Rogério/ Sanna - Stela Graciani
Curitiba - UFPR - 07.04.2009 - Evelcy/João/Marlene - Evelcy
São Paulo - Mackenzie - 08.04.2008 - João/Roberto/Sanna - João Clemente
Brasília - UCB - 16 e 17.04.2009 - Caliman/Bernd/Sanna - Caliman
São Paulo - UNIFIEO - 29.04.2009 - João/Bernd/Sanna - João Clemente
São Leopoldo-REDENTORA-14.05.200 -Roberto/SEDH/Stela -Karine Santos
Campinas-UNICAMP-21.05.2009-Rogério/Sanna/Roberto-Rogério/Sueli/Eugênia
Americana - UNISAL - 22.05.2009 - Renato/Sueli/Roberto - A definir
São Paulo - USP - A definir - Roberto/Bernd/Sanna - Roberto
B. Horizonte - UFMG - A definir - Antonio/Caliman/Stela - Antonio Carlos
João Pessoa - UFPB - A definir - Scocuglia/Sanna/Rogério - Scocuglia
Porto Alegre - UFRGS - A definir - Marlene/Bernd/Roberto - Marlene Ribeiro
Fortaleza - UFC - A definir - Roberto/Sanna/Favaron AESC/Favaron
Rio de Janeiro - A definir - A definir - A definir - A definir
Recife - A definir - A definir - A definir - A definir
Salvador - A definir - A definir - A definir - A definir
Prof. Dr. Roberto da Silva Professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Cidade Universitária - SP - CEP 05508-040 Fone: 55 11 3091-3342 Ramal 278E-mail: kalil@usp.br Home Page: www.usp.br/pedagogiasocia No Skype ou Messenger ligue: robsilvausp

Nenhum comentário: